Blog,  Desporto,  Entrevistas

Uma academia de Futebol para Meninas

É já amanhã que as portas deste novo projecto se abrem, e como sou fã e acompanho em especial o Futebol Feminino, não podia de deixar de partilhar convosco este Projecto fundado pela Jogadora e Treinadora Ana Teixeira!

Conheci a Ana Teixeira, no Clube Futebol Benfica (Fófó) há alguns anos, quando a Ana foi treinadora da Joana, a minha filha. Penso que nessa altura a Ana ainda jogava na equipa Sénior.

A Ana, tem 24 anos, nasceu em Portugal e desde os 10 anos, que começou a jogar futsal,  porque nos arredores, onde morava, não havia futebol 11 feminino, No ano seguinte integrou a equipa do Manchester United Soccer Schools que na altura pertencia ao Carlos Queiroz e foi onde fez a sua formação de forma mais consistente e organizada.

Os meus treinadores dessa altura estão agora todos lançados em projectos muito fortes (desde 1ª Divisão Masculina, 1ª Divisão Feminina, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica Formação) e foi num jogo de treino contra o 1º de Dezembro feminino, enquanto eu integrava uma equipa mista, que eu fiquei a conhecer o futebol feminino. No ano seguinte, se não me engano em 2010 joguei pela primeira vez apenas com raparigas. Na altura até era a equipa campeã nacional e era o 1 de Dezembro que dominava o Futebol Feminino Sénior. Fiquei apenas 1 ano no 1º Dezembro e os 6 anos seguintes foram quando me afirmei enquanto jogadora, no Clube Futebol Benfica, ganhamos 2 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e a 1ª edição da Supertaça. Participámos também 2 vezes, no apuramento para a Liga dos Campeões. Foram 6 anos maravilhosos! Um clube que terá sempre um lugar especial no meu coração. De seguida, fui mãe e tive de interromper a minha carreira enquanto jogadora que espero brevemente conseguir reiniciar.

Embora não jogue há cerca de dois anos, Ana Teixeira, mesmo durante a gravidez e no pós-parto continuou a Treinar no Belenenses uma equipa Masculina.

A vontade de voltar aos relvados é grande, mas com as alterações físicas que sofreu com a Gravidez e pós-parto, Ana Teixeira , tem plena consciência que não está preparada ao mais alto nível para regressar. Embora tenha vindo a adiar a recuperação física em Prol da filha e da família, o objectivo está bem definido, quando voltar tem de estar ao mais alto nível, no mesmo patamar elevado de quando deixou o futebol, como jogadora.

Ana Teixeira, tem o Curso de futebol UEFA C Nível 1 de Mental Coaching Desportivo, e como o Futebol faz parte da sua vida, e enquanto não volta aos relvados, decidiu criar um novo projecto – Academia Futebol Feminino Oeiras

É um projecto inovador que oferece a oportunidade às meninas, treinos adequados à idade, ao seu nível de conhecimento de jogo, em horários compatíveis com o seu dia-a-dia. Ana Teixeira reforça que a Academia Futebol Feminino de Oeiras tem como objectivo para as suas jogadoras:

Objectivos adequados ao seu nível de conhecimento de jogo e de qualidade técnica, muita diversão durante o processo de aprendizagem, passarem 90% do tempo do treino em contacto com bola e de aprenderem o significado das palavras: equipa, esforço, dedicação e compromisso. Esses são os objectivos gerais para o primeiro ano. No próximo ano já espero formar equipas de competição com as jogadores que forem aparecendo ao longo deste primeiro ano. O objectivo é começar desde muito cedo e por isso o nosso intervalo de idades é dos 3 aos 16 anos e espero conseguir abrir turmas de todas as idades e chegar ao maior número de meninas possível, dando-lhes oportunidade de serem felizes a fazer o que gostam!

Perguntei a Ana, se 3 anos não era demasiado cedo? Eis a resposta de quem sabe:

Quando somos pequeninos adquirimos competências muito mais facilmente, tanto a nível de conhecimento geral como de conhecimento motor. Quando mais alargado for o repertório motor de uma criança, maior será também em toda as outras fases da vida. Sendo assim, e enquadrando no futebol, a especialização desde pequenino leva à perfeição dos movimentos e assim, ao maior rendimento nos mesmo. Quanto mais cedo começarem a praticar, mais rapidamente vão desenvolver a envolvente técnica e táctica e estarão mais preparadas para a competição em idades mais avançadas. Hoje em dia já temos equipas profissionais em Portugal, e como tal, se for esse o objectivo delas, é cedo que devem começar.

Enquanto mãe de uma jogadora de Futebol e futura treinadora, só tenho de louvar esta iniciativa que espero que seja um sucesso. Estamos em pleno 2019, e embora o futebol feminino tenha crescido significativamente nos últimos anos, ainda existe o estigma que o futebol é para meninos!

NADA DISSO!

É para quem gosta!!

Por isso, já sabem se conhecem meninas que tem este sonho, agora já não desculpas!

Contactos:

Morada: Estrada Porto Salvo – Leceia, Vila Fria – Oeiras
Código-Postal: 2780-949
Telefone: 916631882

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *