Familia

Um pai nasce, quando nasce um bebé!

Desde há 4 mil anos, que existem relatos sobre o dia do Pai, ele é celebrado em datas diferentes em todo o Mundo!

Um pai nasce, quando nasce um bebé!

O Papel do pai, tem sofrido muitas alterações no decorrer das últimas décadas. Hoje em dia, são cada vez mais os pais que acompanham a gravidez de perto, de uma forma emocional e orgulhosa! São muitos, os que utilizam a frase “estamos grávidos”, quando falam do casal. Também existem relatos de pais que apresentam ao longo da gravidez os mesmos sintomas que as grávidas (enjoos, aumento de peso …).

A presença do pai durante o trabalho de parto e Parto, também ganhou uma maior adesão. Deixamos de ter um pai que se mantinha na sala de espera, ansioso por receber notícias do nascimento, para um pai, participativo que está presente na sala de partos e apoia a mulher neste momento tão importante das suas vidas.

Existem várias teorias contraditórias, que defendem ou não, a presença do pai na sala de partos. A decisão deve ser tomada pelo casal. É importante que estejam de comum acordo para que evitem situações desconfortáveis para ambas as partes. Caso seja esse o desejo dos futuros pais o nascimento de ser partilhado pelo casal, pois é um momento único, sendo muito importante para o estabelecimento da tríade.

Há 5 anos fui convidada pela Carla Matadinho para falar na Rubrica mamã cheguei, na RTP, sobre este tema, 5 anos depois não mudo uma virgula  na opinião que tenho sobre a vantagem de um pai presente e participativo!

 

A lei da Parentalidade, vai oferecendo mais benefícios para os pais, dando-lhes mais tempo, para participar durante os primeiros meses, nos cuidados ao bebé.

O medo e ansiedade, de não ser capaz de cuidar do bebé, faz também, que cada vez mais os pais procurem informação, participem nas consultas pré-natais e cursos de preparação para o Nascimento.

Em suma, deixamos de ter um pai, pouco participativo, autoritário e distante. Tendo agora a figura paterna um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança.

O FEMME deseja a todos os Pais um Feliz Dia do Pai!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *