Blog,  Gravidez,  Mães e Bebés

Tarefas domésticas durante a gravidez

Manter a casa limpa e arrumada, irá ser uma tarefa cada vez mais complicada com o evoluir da gravidez. As tarefas que exigem grande esforço ou posturas não aconselhadas, deverão ser delegadas a outras pessoas. Como é óbvio, esta não é a época ideal para fazer uma limpeza a fundo, reformas na casa ou até mesmo mudança de casa!

Ao longo da gravidez, a mulher pode continuar a realizar normalmente as suas tarefas domésticas habituais, devendo apenas evitar as actividades que necessitam um esforço excessivo. Como por exemplo, ir às compras e carregar grandes pesos, ou as que implicam um evidente perigo para grávida e para o bebé, como subir escadotes ou bancos que aumentem o risco de queda! Deve igualmente evitar qualquer acção que envolva a compressão excessiva do abdómen ou o esforço excessivo da coluna vertebral.

Deixo-vos aqui algumas dicas, para que as tarefas não se tornem tão difíceis:

Fazer a Cama:
Caso a cama seja muito baixa, tente arranjar soluções fáceis para que a cama fique pronta de uma só vez (capa de edredão a substituir lençol). Lembre-se que não deve inclinar-se para a frente, mas sim dobrar-se pelos joelhos, ou caso seja confortável faça a cama de joelhos.

Limpar o pó:
Limpe as superfícies onde é fácil de chegar, o que não conseguir peça ajuda! Não suba a escadotes ou locais que possam aumentar o risco de quedas, dobre-se pelos joelhos para chegar a zonas mais baixas. A escolha dos produtos de limpeza, deverá incidir em produtos, naturais ou de baixo teor químico.

Passar a ferro:
Serão as pernas e a coluna, as mais lesadas, com esta tarefa. Tente não realizar períodos superiores a 30 minutos. Coloque a tábua o mais alto possível, para evitar que se debruce sobre ela. Caso consiga passar a ferro sentada, regule a altura da Tábua e sente-se numa cadeira confortável. O calor irradiado pelo ferro também, se em excesso, poderá ser prejudicial. Quando começar a sentir calor, pare um pouco.

Aspirar e lavar o chão:
Manter a coluna direita é uma regra imprescindível nestas duas tarefas. O ideal é que mexa apenas os braços e não exerça força na coluna. Não encha demasiado o balde com água, para evitar o peso de o transportar durante a tarefa. Se flectir ligeiramente os joelhos fará menos esforço nas costas, e isso irá provocar-lhe menos dores lombares.

Estender roupa:
Para retirar a roupa da máquina não se esqueça de se flectir pelos joelhos para ficar ao nível da roupa. Não carregue o alguidar com muito peso, é preferível dividir a roupa em 2 ou 3 partes. Pouse o alguidar em cima de um banco ou cadeira, para que não tenha de se dobrar, para retirar a roupa de dentro do alguidar. Opte por estendais de média altura, lembre-se que o risco de queda aumenta sempre que se coloca em cima de um escadote ou banco.

Cozinhar:

Embora cozinhar, possa parecer uma tarefa simples, no entanto, poderá causar-lhe mais dificuldades nesta fase da sua vida. É normal que surjam alguns enjoos e cozinhar poderá ser um suplício, até para uma futura mãe com um estômago forte.

Deve usar uma posição correcta enquanto cozinha, nunca se coloque de frente para o fogão, para que não apanhe muito calor, especialmente na zona da barriga. Coloque-se de lado e assim tornar-se-á mais fácil chegar onde precisa e medirá melhor as distancias.

Cada mulher reage de forma diferente e cada gravidez é diferente, por isso, se sente que determinada tarefa começa a ser difícil para si, não pense duas vezes e peça ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *