Blog,  Noticias

Hoje muda a hora, mas o”Daylight Savings Time” tem os dias contados!

“Daylight Savings Time” é o nome oficial das mudanças horárias! Sabia?

Foi pensado por Benjamin Franklin para poupar velas… em 1784. Mas só acabou por ser implementado em 1916, para poupar recursos durante a Primeira Guerra Mundial.

Ora isto de poupar carvão e velas já não se aplica nos dias de hoje!  Fará sentido, hoje em dia, uma medida implementada durante a Primeira Guerra Mundial, ainda estar em vigor? Esta medida foi implementada em vários países, em momentos diferentes, sempre como o mesmo objectivo, poupar energia.

Agora os estudo dizem-nos que essa poupança, já não se verifica, ou não é significativa. Mas sabia que em termos de saúde, pode haver alterações?

O nosso relógio biológico, nos dias a seguir a mudança da hora tem de se habituar a esta mudança. Tudo porque a melatonina, a hormona produzida pela glândula pineal que participa na regulação dos ritmos biológicos, é ativada e alterada pela falta de luz, provocando instabilidade na rotina. São muitos os sintomas associados a mudança da hora: mau humor, cansaço, falta de apetite e preguiça, dificuldade em dormir…

O que me deixa feliz, é que a ideia de acabar com a mudança da hora 2 x por ano já está ser discutida no Conselho da União Europeia.

Embora não se saiba ao certo se a proposta Europeia de abolir a mudança da hora venha a ser uma realidade, a hora voltará a mudar daqui a sete meses, no dia 27 de Outubro – e tal continuará a acontecer até ao ano de 2021, pelo menos.

Não se esqueçam, na noite de hoje para Domingo os relógios adiantam uma hora e passamos ao horário de verão!!! Viva os dias grandes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *