Alimentação,  Amamentação,  Bebés,  Blog,  Mães e Bebés,  Pós-Parto

Conservação de leite materno

A Jovem mãe pode ter necessidade de conservar Leite Materno, por várias razões, ter leite em excesso, ou por querer fazer um Stock de leite para quando regressar ao trabalho, ou simplesmente porque vai ao cinema e o bebé vai ficar com os avós. Estes são, apenas alguns exemplos, mas não importa a razão pelo qual o faz, mas como o faz!

Em primeiro lugar é muito importante que não se esqueça que para manipular o Leite Materno deve ter cuidados de higiene redobrados A Bomba de tirar leite e os recipientes onde o leite vai ser reservado devem estar esterilizados – Manual de Instruções 

E nunca se esqueça de lavar bem as mãos!

Após retirar o Leite pode conservar o Leite Materno no frigorifico ou no congelador. Deve escolher frascos para leite materno ou sacos para conservação limpos, fabricados em materiais isentos de BPA. Se está a pensar em congelar certifique-se que os recipientes são próprios para ir ao congelador (alguns frascos de vidro podem estalar ou partir a baixas temperaturas).

O Leite deve ser refrigerado  assim que possível, após a extração. Mas não se esqueça de colocar no recipiente ou no saco, a hora e a data da extração. Eu recomendo o uso de uma caneta de acetato, pois é fácil de retirar no caso de recipientes reutilizáveis, basta um algodão com álcool. Utilize em primeiro, o leite que foi conservado à mais tempo!

Se decidiu colocar no frigorifico deve colocá-lo numa zona mais fria do frigorífico, mais afastado da porta, na prateleira por cima do compartimento dos legumes, por exemplo. Não o deve armazenar na porta do frigorífico, onde a temperatura é menos constante.
Se tiver de acrescentar leite acabado de tirar, ao leite que já está no frigorifico, pode fazê-lo mas não de imediato. Deixe o leite retirado no recipiente da bomba dentro do frigorifico, até este arrefecer, só depois, o pode juntar ao leite que já estava armazenado

Como não vai utilizar o leite tirado nos próximos dias, então o ideal é congelar, aqui a única coisa que muda é a localização onde vai  guardar o leite, pois as indicações de conservação são precisamente as mesmas:

  • Lavar muito bem as mãos
  • Usar bomba tira-leite e recipiente próprio para o efeito esterilizado
  • Não encha os frascos ou os sacos mais de 3/4 da sua capacidade, pois o leite materno expande-se durante o congelamento.
  • Colocar no recipiente ou no saco, a hora e a data da extração
  • Colocar de imediato o leite no congelador

No momento de descongelar também há cuidados a ter, lembre-se que a higiene é fundamental para que o uso do leite continue a ser o alimento ideal para o seu bebé

Se tem tudo programado e tem tempo, o ideal é descongelar o leite no o frigorífico, em cerca de 12 horas. Se surgiu um imprevisto e precisa de o leite, para já, descongele sob água morna corrente (a uma temperatura máxima de 37 °C). Não deve descongelar o leite materno à temperatura ambiente.

Depois de descongelado, o recipiente pode estar cerca de duas hora à temperatura ambiente, ou no máximo durante 24 horas dentro do frigorifico, numa prateleira afastada da porta.

Os Bebés bebem o leite à temperatura ambiente ou aquecido a uma temperatura semelhante a temperatura corporal (37ºC). Aqueça em:

  • “banho Maria” colocar o saco o recipiente dentro de um taça com água aquecida.
  • Aquecedor de biberões e programe o aquecedor para a temperatura de 37ºC

ATENÇAO: Nunca aqueça ou descongele Leite Materno em Micro-ondas, em fervedores, ou em água a ferver! Está provado que destrói as propriedades nutricionais e protetoras do Leite materno.
Nunca volte a congelar leite materno descongelado.

O leite materno conservado tende a separar-se em camadas, com a gordura (nata) em cima e água em baixo. É normal, não se preocupe, o leite não está estragado. Agite suavemente o frasco, para misturar as camadas, antes de alimentar o seu bebé. Não deve agitar vigorosamente pois há o risco de danificar alguns dos componentes nutricionais e protetores do leite materno.

Para terminar, deixo mais dois conselhos importantes:

  • Tente armazenar o leite em quantidades de 60ml/ 90ml. Se o bebé já come quantidades superiores, mais vale juntar dois sacos ou recipientes, do que desperdiçar leite. Ao colocar o biberão ou o copo, na boca do bebé, é normal que passem microorganismo da boca do bebé para o leite materno, por isso não recomendo a reutilização de leite que não tenha sido todo ingerido, pelo bebé!
  • Se está a fazer Stock de Leite, tire o leite após ter dado de mamar, inicialmente pode sair em pouca quantidade, mas a mama com a estimulação vai habituar-se e em breve estará a encher biberões 🙂

 

Tempos de Conservação:

Temperatura ambiente < 25ºC – Até 4 a 6 horas

Frigorifico < 4ºC – Até 3 dias

Congelador < -18ºC – Até 6 meses

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *