Alimentação,  Bebés

A Primeira sopinha do bebé

É muito divergente as opiniões dos Pediatras, sobre introduzir a alimentação sólida dos bebés com sopa ou com papá.

E  deve ser aos 4 ou aos 6 meses?

Se o bebé está com Leite Materno exclusivo e a mãe consegue conciliar a amamentação com o regresso à vida profissional, o bebé deve manter o LM até aos 6 meses em exclusivo!

Uns pediatras são a favor por introduzir primeiro as papas pela semelhança com o sabor ao que o bebé está habituado. Outros defendem que como as papas são mais doces, depois há uma maior dificuldade em o bebé gostar das sopas…

No artigo Papas caseiras Vs Papas comerciais o que escolher, irão perceber porque sou adepta em iniciar a introdução de sólidos pela sopa, em vez das papas comerciais, recomendadas na maioria das vezes pelos pediatras.

Criar hábitos alimentares correctos e saudáveis é o caminho mais fácil para se prevenir na idade adulta certas doenças como a obesidade, a diabetes e a hipertensão.

Antes de vos dar a receita quero lembrar, que a adaptação do bebé à colher, nem sempre corre bem. Não torne este momento num campo de batalha! Se o bebé, deita a sopa toda fora, pode ser apenas porque ainda não se organizou com a deglutição, tente novamente! Se o bebé está irritado e já passou à fase do choro, deve parar de insistir e deve dar-lhe de mamar ou biberão (aquilo que ele está habituado)

Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 Legume Verde (Alface/Agrião/Alho francês)

1 Legume Branco (Batata doce/Nabo)

1 Legume Laranja (Cenoura/ Abóbora)

1 Cebola

Sem Sal

1 fio de Azeite

Preparação:

Escolha um legume de cada cor + a cebola, corte em pedaços, deixe cozer (da forma tradicional ou num robot de cozinha), triture até obter um creme uniforme (existem bebés que gostam da sopinha mais liquida, outros gostam de uma consistência mais idêntica ao do puré, deverá experimentar e adequar ao gosto do seu bebé). No prato junte um fiozinho de azeite.

Boa Sorte para esta nova experiência!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *